quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sobre: Castigo

Olá, dando uma pequena pausa na série de postagens sobre a infância nos anos 90 pra não ficar chato e enjoativo, dai resolvi falar de algo diferente, mas que mesmo  assim continua relacionado ao assunto: Infância e Adolescência: Castigo.

Esse momento em que aprendemos o que é punição, o que é passar raiva, o que é privação, o que é frustração, enfim, o que é a VIDA de uma maneira geral.

Dai saí desbravando esse mundo da internet, procurando exemplos de castigos nos mais diversos fóruns e comunidades pra usar as histórias aqui sem qualquer tipo de autorização da pessoa. para ilustrar a situação.

Aliás, o povo brasileiro é sempre conhecido pela sua criatividade (fonte:nenhuma) , só q na hora de aplicar castigos aos filhos isso é uma lástima, 90% das historias q eu achei não saem do óbvio: Ficar sem TV, Internet, VideoGame, Sair pra rua... e é claro apanhar..... BRASIL, CADÊ A INOVAÇÃO?

Vamos aos depoimentos:

"Fui roubar goiabas na arvore do quintal do vizinho e o cachorro do mesmo me mordeu ... voltei pra casa chorando e com a perna sangrando pela mordida . A surra do meu pai doeu mais que a mordida do cão ."
Ah, tempos mais simples em que crianças roubavam fruta da casa do vizinho... isso sempre me pareceu mentira do meu pai, mas parece que realmente era modinha na dec de 70 essas coisas.


"De todas as surras e sermões que eu levei do meu pai, a vez que mais marcou foi justamente quando ele sequer encostou a mão em mim. Eu aprontei um negócio que ele ficou tão envergonhado que só falou assim:
- Estou desapontado com vc. Espero que nunca mais me faça passar essa vergonha de novo, senão eu vou acreditar que falhei como pai com vc."
Pai fazendo Drama pra fazer o filho ficar com peso na consciência, huahauhauhuahauhuhaha, mto digno.


"Certa vez discutindo com minha mãe ela pega a lista telefônica e me acerta na cabeça quando eu estava de costas"
Atacar pelas costas? Cadê a honra, dona Mãe?


"Teve uma vez que eu roubei um pacotão de cartas de Pokemon la na Comics, meu pai descobriu e ameaçou de cortar minha orelha."
Dica para os pais: A regra numero 1 para um aprendizado sadio é não ameaçar a criança com alguma ação que você não irá realizar, isso faz com que ela perca o respeito, no caso acima, uma vez que você ameaçou, deveria ter cortado a orelha, assim ela saberia que você promete e cumpre e a família viveria mais feliz  =]. 


"Tinha uns 12, 13 anos e tava numa pira de ser black metal/gótico/rebelde, saí a noite um dia sem avisar minha mãe, era 11 hrs da noite, minha mãe surgiu numa festa, na casa de um amigo meu e viu eu com o resto dos góticos lá, cheguei em casa e apanhei até ficar com as costas mais mole que a barriga."
Me identifiquei. Lembro da época que inventei de jogar RPG, minha mãe ficou na paranoia de que eu iria matá-la  daí me proibiu, e eu como sempre fui uma pessoa da paz aceitei de boa. (Ia escondido... passei quase dois anos assim.)  BJO PRA MINHA MÃE QUE TÁ LENDO ISSO EM 2012!


"O meu castigo era fica ajoelhada no milho,nas pedras durante horas.até numa madeira ,com tampas de garrafa de cerveja virada para cima,pregada num pedaço de madeira."
OLD SCHOOL dos castigos...


"Teve uma vez que apaguei um bilhete que a professora havia escrito na minha agenda com liquid paper e minha mae descobriu e me pancou bonito. Jogou uma garrafa de agua na minha cabeça. Depois me deu uns tapas/socos até eu me mijar."
Gosto de gente dramática assim mesmo, que aposta no impacto visual, a cena da garrafinha estourando na cabeça do filho e espirrando água pra todo lado deve ter sido linda.


"Eu e meu irmão tínhamos mexido nuns negócios de policial que meu pai tem... Porque nós éramos pequenos e curiosos...Meu pai colocou nós dois na rua, pegou as algemas e prendeu nosso braço no portão do lado de fora...E disse que nós iriamos dormir lá... hahaha...
Depois de uma hora, eu e meu irmão já morrendo de medo...Ele soltou e falou para nós entrarmos...Na hora de entrar nós levamos umas 3 cintadas cada...Somadas às 6 cintadas antes de sermos colocados pra fora... Ficamos uma semana sem sair na rua..."
Pai super desorientado sem saber o que aplicar como castigo né, tipo, vão apanhar de cinto...bateu... hum.. ainda não tá bom vou prender vcs no portão e vão passar a noite lá...hum...acho q isso pode dar problema depois, já tá bom , vem pra casa...hum...mais cintada pra aprender...hum.. que saber vão ficar uma semana sem sair na rua...é esse castigo... (hum..podia ter pensado nisso antes..)



Vamos ver o que a Rainha Xuxa pensou disso tudo?


Carinho de verdade!

Bem, eu msm nunca fiquei de castigo , eu acho, lembro muito mal de uma vez q eu era mto pequeno msm, e minha mãe estava fritando batatas e eu estava na cozinha atormentando, daí ela me levou pra sala e disse: vc está de castigo! e me largou sentado no sofá e voltou pra cozinha, dai eu fiquei sem saber o q fazer, (pq nunca tinha ficado de castigo e acho q o mínimo que eu merecia eram as instruções detalhadas de como agir,né?,) dai eu liguei a televisão e fiquei assistindo, daí ela trouxe a batata quando ficou pronta, eu comi, e fim... tipo, acho que foi o castigo mais flopado da historia dos castigos, não sei se ela esqueceu do castigo, ou se só falou aquilo pra ver se eu deixava ela em paz na cozinha, não sei, ficou no ar pra sempre essa duvida, e é mais um dos mistérios que a humanidade terá de desvendar.




Um comentário:

  1. Fernando,
    Eu achei muito importante isso. Eu comecei a ler e meio a risos e aprendizados vi mesmo que o castigo não leva mais a nada. Nesse mundo de hoje, acho que temos que pensar um milhão de vezes nas pessoas e se, futuramente, vamos ter filhos. Porque precisa ter uma grande responsabilidade pra isso.

    Em todo caso, gosto muito daqui.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir