quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sobre: Infância nos anos 90 - Castelo Ra-Tim-Bum

Dai que chegou a hora de terminar a série de post sobre os clássicos da TV Cultura (Parte I, Parte II aqui), e como diria aqueles apresentadores clichês de programa de auditório: "O Melhor fica pro final". e Hoje é um post somente sobre Castelo Ra-Tim-Bum.



Ano: 1994

Premissa: Um menino/bruxo de 300 anos de idade faz amizade com três crianças humanas que diariamente visitam seu castelo, onde passam por diversas aventuras.

Abertura (video): ♫Bum, bum, bum even brighter than the moon, moon, moon Castelo Ra-Tim-Bum!♪

Momento Nonsense: No início de tudo, Nino jogou um feitiço numa bola para atrair as outras crianças até seu castelo e assim fazer com que eles o conhecessem, tipo, ele manipulou as crianças, belo exemplo hein nino?!

 Personagens/Quadros legais: Além dos principais que eu gostava de todos, os melhores quadros eram:

  • Dedolandia (video): A prova de como a mente infantil é mais feliz, se você ver esse video da dedolandia agora, vc verá claramente mãos mexendo com os dedos pintados, mas quando era criança vc não enxergava isso, vc via simplesmente os dedos soltos dançando... sem contar q as musicas são muito bem feitas, (e é aquela coisa né, se até no castelo ra-tim-bum tocava rock feliz, quem é você Jovem Pan pra não tocar?!)

  • Tibio e o Perônio: (aprendi as cores primarias e secundarias por lá..além de outras coisas tmb), só acho errado o nome do Tibio, tem tanto osso no corpo humano com nome masculino, pra que pegar um com nome feminino e mudar o genero? é um choque pra todo mundo que começa a estudar o corpo humano descobrir que o nome certo é Tíbia.
  • Por que sim, não é resposta: Amava as curiosidades de lá, principalmente pra poder me intrometer e vomitar conteúdo nas conversas de adulto.
  • Penélope: Pq além de veterinário, detetive, rico eu também queria ser reporter quando criança, e era legal pq ela tinha um jornal.
  • Gato Pintado: Hoje vejo que ele era um dos mais chatos, mas qnd criança adorava, pq eu sempre gostei de personagens inteligentes, sempre gostei de gatos e ele era os dois em um só!
  • Passarinho: Que som é esse? (...) Que som? Que som é esse? quem sabe o nome dele.. (Sempre queria que tivesse algo diferente que não instrumentos musicais... Tipo, ♪ esse som é o som de bolo assando no forno...assando no forno! ♫)
  • Celeste: Eu gostava pq ela reclamava de tudo, adoro personagem que reclama.
    • Mau e Godofredo: Que Barulho é esse? ..É apenas o mau correndo pelos encanamentos do castelo...
  • Mau e sua gargalhada Fatal
  • Ratinho (video): O melhor de todos, quem nunca tomou banho acompanhando passo a passo a letra da música que atire a primeira pedra... e mais um dos mistérios indecifráveis da humanidade: O que significa roupa de "Paxá"?  
PAXÁ
Significado de Paxá:
s.m. Governador de província em alguns países muçulmanos.
Bras. Fam. Indivíduo que leva vida faustosa, indivíduo poderoso e rico.
Pop. Homem que tem várias amantes.
♫ Uma enxugadinha aqui, uma coçadinha ali, faz a volta e põe a roupa de Homem que tem várias amantes... banhinho é bom, banhinho é bom, banhinho é mto bom.. agora acabou! ♪


Personagens/Quadros não tão legais: 
  • Histórias da Morgana: Apesar de ser um personagem importante (e ter feito a façanha de pegar o Leonardo da Vinci na juventude), devo confessar que achava as historias dela um tanto quanto chatinhas.
  • Lana e Lara: Enquanto isso...no lustre do castelo..., apesar delas serem legais e de gostar de suas brigas, tenho com elas o mesmo problema que tenho com o enigma da esfinge do Ra-tim-bum, atividades faceis demais pra fazer, e ainda dão chance caso vc erre a resposta óbvia..sem condições.
  • Circo: Sempre achei muito bagaceiro, aquelas crianças que ficavam assistindo eram muito fuleiras e feias, não gostava..me julguem...
  • Etevaldo: Todos amam  ...e  eu não... achava boring, desculpe mundo.
  • Tap e Flap: Nunca vi muito sentido para a participação deles
  • Caipora: Só de ver o nome dela na abertura eu já sabia que iria passar raiva, detestava, o unico episodio que ela aparece que eu acho digno, é qnd eles brigam, se arrependem e vão atras dela no livro de folclore, só, de resto ela era podre de chata, e principalmente, era responsavel pelo momento que eu mais detestava no castelo ra-tim-bum AS HISTÓRIAS DE PORONGA E PURUNGA! Aquilo era ruim demais... 
Celeste says: ¬¬  Como odeio essa Tos-ca!

Comentário: Não tem nem muito o que comentar, é simplesmente o melhor programa infantil já feito na Tv brasileira, tudo muito bem pensado, escrito, dirigido, e a única coisa triste é o filme que colocaram uma criança pra fazer o nino e perdeu completamente a identidade com o público #fail

Qual a necessidade disso?


Meu Relacionamento com Castelo Ra-tim-bum: Bem, uma historia marcante é que eu nunca consegui assistir ao primeiro episodio de castelo quando criança, toda vez que iria passar acontecia algo e eu perdia... uma das vezes mais marcantes, foi quando irira passar no mesmo horario que "Mulheres de Areia" no vale a pena ver de novo (Sim, criancinhas, essa novela é tão velha que já tinha passado no "vale a pena ver de novo" uma vez em 1997) Enfim, minha mãe queria ver a novela, eu queria ver o castelo (E como já disse aki antes , nos anos 90 a modinha era ter apenas uma TV em casa) dai brigamos tanto e ela tirou a cultura da programação da tv e escondeu o controle remoto (Só tinha como programar a TV atraves do controle) fiquei tão triste =/.

Depois dos Anos 90: Bem, reprisa até hoje, e isso é uma coisa que eu não entendo com o pessoal da minha idade, se vangloriam tanto por terem a infancia baseada no castelo e dizem que as crianças atuais não tem isso e mimimi, mas não sabem que as crianças assistem e amam castelo ra-tim-bum até hoje, e vai continuar assim por mto tempo,. Castelo é o Chaves Brasileiro.

Beijos.


Bem, encerro aqui a série de postagem sobre os classicos da TV cultura, mas os post de "Infancia anos 90" sempre aparecerão por aqui, porque né, apesar de os nossos pais não gostarem nada disso, existiam programas infantis fora da cultura!!! 


9 comentários:

  1. Graças à Deus que isso fez parte de minha infância!

    ResponderExcluir
  2. Fer! Castelo Rá-tim-bum foi o MELHOR programa infantil, sem comentários! adorei seu post, e confesso que até hoje quando passa na TV eu assisto pra matar a saudade! beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu adorava o tap e o flap kkkk
    O Castelo é o melhor programa infantil EVER - sorry Xuxa, sorry Angélica e seu Bambuluá (lembra desse?)

    Adorei esta série de posts, sério, parabéns!

    Beijão ;)

    ResponderExcluir
  4. Adoro sessão nostalgia... Se agora não fossem 3 horas da manhã, levantaria agora mesmo (chega de pc por hoje) e iria assistir o Castelo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando!

    Ah castelo ra-tim-bum!!!!
    Quem não gostava?
    Adorava! Via e revia!
    Personagens memoráveis..Dr. Abobrinha era hilário!!
    E concordo, eu tambem não curtia a história daqueles indios da Caipora..o Etevaldo até que era engraçado kkkkk.
    parabens pela resenha!
    HAHASH então você leu o livro de Crepúsculo? Bom, pelo menos, como vc mesmo disse, tem argumentos de sobra para criticar então. Sabe acho o cúmulo as pessoas defenderem que "não podefalar mal porque não conhece a obra'. Tem obra quesó devermos um pouco já sabemos que é ruim. E além do mais embora eles falem que os filmessão ruins e os livros são bons, essas pessoas não perdem tempo de conferir o filme no cinema e comprar o dvd original. O que me leva a crer que não há tanta diferença assim.
    Olha, infelizmente acho quechegou á um ponto que não tem mais salvação..essas obras que estragam os seres que serviam para contos de terror ou profundamente psicológicos agora são amados por adolescentes açucaradas...fiquei sabendo que tem um livro (e já tão fazendo o filme) de uma história onde a garota se apaixona por um ...zumbi!!!!
    Como? Como???
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Esse é clássico! Me lembro que quando era mais nova não perdia um, e assim como você, também não tinha muita afinidade com a caipora (eu tinha medo dela) mas enfim. Tirando este pequeno detalhe, eu gostava de todos os personagens, e ... apesar de ter assistido todos os episódios (graças a uma coleção que fizeram, se não em engano de um jornal, onde você ganhava um vhs) não consigo me lembrar muito bem deles, exceto de um... onde eles vão fazer piquenique (até hoje eu não sei porque essa história me marcou tanto, acho que pelo fato deles terem saído do castelo) enfim. Foi uma sequência incrível de posts!

    - Vou concordar com você quanto ao comentário sobre John Gilbert. Acho que naquela época o bigode estava na moda, porque o que tem de ator daquela época com bigode... vou te contar. Às vezes até eu confundo. E a propósito, fico feliz que tenha acompanhado (e gostado) do especial do Mágico de Oz!

    Beijos, ate mais!

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu morro de saudade da minha infância, quando eu passava a tarde brincando e assistindo desenho... Nossa, era bom demais! ^^

    ResponderExcluir
  8. NOSSA, ATÉ CHOREI SÓ EM LER ESSE POST E RELEMBRAR DOS BONS MOMENTOS. CASTELO 4REVER!!!

    ResponderExcluir
  9. Li hoje seus posts sobre sua infância. Gostei. Assim como no seu caso, a TV Cultura fez parte da minha infância nesse mesmo período, e acompanhei todos esses programas no canal, além de outros. Lembro que adorava ver O Mundo de Beakman na cultura. A TV Cultura é o melhor canal de televisão do Brasil (na minha opinião) e até hoje ainda assisto muita coisa no canal, mas agora vejo a programação pra gente grande, rsrss. Adorei seus posts.

    ResponderExcluir