segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sobre: Pseudo-cults

"A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia." (Friedrich Nietzsche) [Citação de Nietzsche from google no ínicio do texto pra mostrar q sou culto]

Coisas populares geralmente são bagaceiras, é provável que muitos concordem com essa premissa, o problema é que tem gente que exagera um pouquinho e acaba virando uma caricatura do "bom gosto", os esteriotipados "psedo-cults"...

Obviamente não há nenhum problema em se gostar de ler Karl Marx, Clarisse Lispector, Fernando Pessoa, Nietzsche e José Saramago, a incrível qualidade e talento desses autores é inquestionável , por isso o problema está nos PSEUDO-cults, essas pessoas lindas que não leram uma obra completa do "autor favorito" usa citações googladas deles em tudo em que é lugar e ainda se acham superiores ao outros que assumem não conhecer obras intelectuais ou gostar de algo mais popularizado. 

Vamos a alguns exemplos:

- Pintura Abstrata


Pessoa Comum: Não entendi p*rra nenhuma disso, pra mim é um monte de tinta jogada na tela.
Pessoa que entende de arte: Muito bonito jogo de cores e dá pra perceber o uso de pinceladas rápidas ao fundo.
Pseudo-Cult: Eu entendo completamente o que o pintor quis dizer com o quadro, vejo dor, angústia, maldade, sofrimento, vejo os problemas familiares e como eles afetam a sociedade, o ser , o "eu".

(Esse tipo de reação também é comum com Músicas dos Engenheiros do Hawaí...)

Aliás, música é um caso a parte, onde os pseudo-cults se dividem em dois grupos...

- Música

Pseudo-cults colaboram para a trollagem no mundo da música

- Pseudo-cult clássico:

- Não gosta de nada que seja produzido após os anos 80, acha que nenhuma banda ou cantor atual presta e a frase mais dita é "...Naquela época é q tinha música de verdade..."

- Pseudo-cult indie:

-Só gosta de bandas que ninguém conhece, se for uma banda underground do suburbio de uma cidade do interior da escócia então, melhor ainda, qnt mais fim do mundo melhor (lembrando q tem que ser fim do mundo na Europa, pq neh...resto do mundo não sabe fazer música)... o mais legal é que eles rejeitam tudo que faz sucesso, então se uma banda underground q eles gostam começa a fazer sucesso eles automaticamente deixam de gostar e começam a falar mal... (depois ainda dizem que quem gosta de pop-rock é que não tem personalidade)


- Big Brother




- Pessoa comum que não gosta de Big Brother: Eu não gosto de BBB porque [insira uma motivo aki]... então nem assisto.
- Pseudo-cult: Brasil é um país de merda mesmo, com uma população alienada pela baixaria do BBB, vamos fazer algo de útil com as nossas vidas, deixem de ser retardados e vão procurar conteúdo em vez de assistir essa porcaria desse programa, ontem mesmo eu estava zapeando a tv [a ham...zapeando....sei] e parei nesse programinha, fiquei impressionado com tamanha selvageria... #troquebbbporumlivro



.....Alias, a hashtag #troqueobbbporumlivro começou como um mob bonito pra incentivar a doação e troca de livros, mas se transformou em um show de pseudo-cultismo, dai entrei em dois perfis de pessoas super legais que twittaram coisas do tipo "Até que enfim uma tag inteligente, #troqueobbbporumlivro", chega de alienação".... o legal eram os twittes anteriores destas pessoas, um só falva de contratações do Santos e a outra sobre o que aconteceu na novela.... quédize... BBB aliena o espectador, Futebol e Novela não?.....  


Ps.:... Gosto de ouvir "The Beatles" na mesma proporção que gosto de ouvir "My Chemical Romance", Cresci assistindo "Tv Cultura" ao mesmo tempo em que assistia  "Xuxa", Gosto de "A Hora da Estrela" do mesmo jeito que gosto de "Harry Potter",  e não sou pior que niguém por conta disso...




8 comentários:

  1. Fernando adorei essa postagem parabéns.
    Fiquei surpreso de perceber q a postagem é daquele "menininho muito mais muito especial" da peça do Dema. RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto do seu blog, conteúdo informativo e divertido.
    Eu nunca gostei de pessoas pseudo-cults, mas não sabia q eram assim que se chamavam.
    Ri mto, pq quando era pequena via aquelas obras estranha e dizia: Estou sentindo a dor do artista SHAUSHU.
    Seguindo, com certeza ^^

    ResponderExcluir
  3. Ah! e mais sorte com as coisas "/
    Espero que seus sonhos se realizem logo, os meus vão levar quase um ano que eu sei... HUSAHUSH

    ResponderExcluir
  4. A partir do momento em q começar a haver (ou seja nunca) a sinceridade, digamos assim...aquela verdade escondida lá no fundo começar a brotar...os pseudo-cults e outros não mais existirão.

    resumindo...qdo a pessoa for ela mesma onde quer q seja...sem rótulos.

    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Também penso que um pseudo cult não aceite se contrariado, pois o que ele vai dizer quando for questionado?!

    Eu vi que tem um gata, parace ser siamesa (sobre um comentário teu no meu blog).

    Fique com Deus, menino @qFernando.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gentee eu tenho um amigo que é desse jeito kkkk
    mas ele é pseudo-nerd... tipo, ele adoraa quando alguem fala q ele é nerd (e ele fala isso o tempo todo) e faz questao de dizer que não tem vida social, que é forever alone e tals...
    so não vejo a vantagem disso rsrs

    ResponderExcluir
  7. Mewww adoro essas imagnes igual ao do teu layout..tinha um livro com um monte delas..onde tudo acontece!

    bjoss!

    ResponderExcluir
  8. vc é d+, demorei aparecer, mais estou aqui, imaginaçao-criativa, acho qiue a do bbb serviu pra mim,....rs mais tudo bem, pseudo clts? ado'g'o rssssssss bom,,, vc escreve muito bem já pensou em ser escritor de contos? no duro! abraço

    ResponderExcluir