quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sobre: Infância nos Anos 90 - Clássicos da TV Cultura (Parte 1)

Dai que 2012 o mundo acaba, e é aquela coisa né, qnd a gnt está prestes a morrer a vida passa toda diante dos olhos e mimimi, então pra prolongar esse momento de despedida, vamos começar uma série de postagem sobre a infancia, uma série super tedenciosa é claro, porque minha infancia foi toda nos anos 90 e começo dos 00 e é sobre essa época que vou falar.



Nessa primeira parte, vou ser cult e falar dos clássicos da cultura, na época em que a maioria deles ainda não eram clássicos e sim lançamentos.


Glub Glub


#medinho


Ano: 1991 (mas obviamente eu só fui assistir as reprises, pq né, não sou tão velho assim)

Abertura (vídeo): ♪ Glub, glub, glub, glub, glub, glub, glub, glub..... GLUB, GLUB!

Premissa: Dois Peixes de nome igual (Glub) e uma caranguejo (carol) passam por diversas aventuras e comentam desenhos.

Momento Nonsense: Eles tem uma televisão que funciona no fundo do mar e é abastecida por um peixe elétrico. 

Melhor Personagem: Glub -macho... era mais divertido

Pior Personagem: Carol, a caranguejo.. Simplesmente não via sentido dela estar ali..

Comentário: Sabe akeles desenhos horrorosos da década de 60/70 que mal se mexiam e seu pai ama falar o quanto era legal assistir e você sempre se pergunta (noss mas o q tem de legal nisso, é mto mal feito)... então o msmo deve acontecer com glub glub agora, pra gnt que assisitu qnd criança é maravilhoso, bonito e perfeito, mas as crianças de hj devem achar uma tosqueira super artificial (e ter um leve pânico de ver uma cara humana dentro de um corpo de peixe).

Meu Relacionamento com Glub Glub: Na verdade nunca dei mta moral pra glub glub não, mas assistia msm assim... por mais fútil que possa parecer, sempre gostei mais de desenhos de ação produzidos pelas grandes empresas americanas que dos desenhos de massinha, palito de picolé e garrafa pet coisas do tipo, super alternativos e indies que passavam no glub glub.

Típico desenho indie de massinha que eu sempre detestei


Depois dos Anos 90: Voltou a ser produzido em 2006, com foco em biologia e em vez de desenhos chatos com massinha, passa documentários sobre a vida marinha, acho mais digno e coerente.


X-Tudo




Ano:1992 (também só vi as poucas reprises que passaram do programa completo)

Abertura (vídeo): ♪ X-tudo... tudo..tudo..tudo

Premissa: Continha um monte de quadros diferentes, com abordagens sobre experiencias, artes, mágicas, charadas, culinárias... enfim,... um programa completo pra ensinar a criança coisas novas, e a destruir a cozinha de casa tmb (pq né: "peça para a mamãe ferver a água pra fazer a gelatina" geralmente a criança esquece da parte de pedir para a mamãe né..)


Momento Nonsense: O X chamava o parceiro dele de Gordo.... tipo: "Esse gordo tá desperdiçando água outra vez..." ahauhauahuahauhhauahuahu depois reclamam das "epidemias" de bullying...tsc tsc shame on you TV cultura


Melhor Personagem: Só lembro do X e do Tio Gordo que apresentava o programa  então não tenho memória suficiente pra dizer quem era melhor ou pior. E pesquisando sobre o progrma também dá pra saber que Fernanda souza tmb estava lá, assim como estava no programa da Eliana e Em Chiquititas, vai gostar de aparecer em menina,.,

Meu Relacionamento com X-tudo: Quase Inexistente, era mto pequeno qnd passava, dai parou de passar e qnd voltou eu já estava grande demais pra ter interesse..

Depois dos Anos 90: A versão completa passou pouco tempo, dai depois voltou com nova produção em 2002, e com pequenas experiencias  inseridas nos comerciais da Tv Cultura, com o programa completo sendo exibido na TV-Ra-Tim-Bum.



Co-co-ri-có



Ano: 1996

Premissa: Glub-glub da Fazenda.... só que com mais personagem e todos inteiramente bonecos (provavelmente  porque os pais reclamaram q os filhos tinham pesadelos com os híbridos de glub glub)

Abertura (vídeo): ♪ Quem conhece a gaita já sabe quem tá chegando.... Júúúúúlio... ♫

Momento Nonsense: O cavalo se chamava Alípio..hauahuahuaha ALÍPIO.. ahauhau esse nome é maravilhoso, quero ter um cavalo só pra poder chamá-lo de Alípio!

Melhor Personagem: Papagaio Caco, era pro papagaio kiko ser amado pela criançada mas ele era velho e sem graça, dai enfiaram um sobrinho dele pra ser um papagaio mais jovem e mais legal, dai o Caco puxou o tapete dele e virou um dos principais e o Kiko mal aparecia até ser retirado completamente do programa...simplesmente por ser bitch e roubar o lugar do tio meu voto vai pra vc Caco.

It's Caco, Bitch!


Pior Personagem: Galinha Lola, a velha galinha amarela, porque ela era amável, carinhosa e suuuper do bem... ou seja, boring,,,

Comentário: Amava cocoricó, as aventuras eram super bem escritas, e os personagens tinham a personalidade bem definida e bem coerente ao longo dos episódios...era um dos melhores programas da época, mesmo passando os desenhos de massinha e palito chatíssimos de Glub Glub.

Meu Relacionamento com Cocoricó: Super traumático, nas férias de inverno de 1997, quando iria ter o especial de férias de cocoricó em um CENÁRIO DIFERENTE .. e eu tive que ir pro sitío do meu vô, e lá só pegava a Globo e eu não assisti =/, e sabe como é né, anos 90 não tinha youtube não, então uma vez que vc perdesse algo na TV... JÁ ERA! NUNCA MAIS VAI VER ! 

Depois dos anos 90: É Gravado por temporadas e continua sendo exibido e com episódios inéditos até hoje, sem contar os cd's, dvd's , bonecos e tudo mais que ainda faz a alegria da criançada (ô expressão cafona essa "Fazer a alegria da Criançada" não é msm?)



Menção honrosa do Post:

Gato Zap




Por que não faz parte do post: Pq não era produzido pela cultura, era um programa gringo dublado
Por que tem menção honrosa: Pq eu AMAVA o programa

Abertura (vídeo): ♫ Tam tam ta ran ran ran ...tam tam ta ran ran ran tam (não tem letra) 

Premissa: Um gato roxo de desenho munido de um controle remoto, apresenta a vida e cotidiano dos animais selvagens através de uma televisão.

Momento Nonsense: eles inseriam o desenho do gato na tela em vários momentos do programa, mesmo se estivesse passando a cena de um grupo de lobos famintos caçando e que provavelmente matariam o Gato Zap de forma brutal, eles colocavam o desenho lá.

Meu Relacionamento com Gato Zap: Eu era uma criança que super gostava de aprender coisas sobre conhecimentos gerais só pra poder vomitar conteudo depois em qualquer conversa que eu tivesse oportunidade, e gato Zap era ótimo pra isso... tipo, minhas tias estão na sala comentando sobre a novela e como a personagem era uma vaca com a mãe, dai entra o jovem Fernando no meio da conversa com uma super curiosidade de 3 minutos sobre as vacas... Papai está consertando o carro e pega o macaco, entra o jovem Fernando com uma super curiosidade relevantíssima sobre os chimpanzés ... minha vida era assim =]



...Dentro de alguns dias posto a parte dois..... esperem sentados..... sabe como é né.. 


Senta que lá vem a história!




9 comentários:

  1. Demaaaaaaaais, kkk

    Eu assistia tudo isso - olha o ser humano revelando a idade... :P

    E viva a infância dos anos 90!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu via bastante , principalmente Co-co-ri-có, kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. lehal, sempre curti a TV Cultura,

    dessa época, lembro de "O mundo de Beackman", o cientista doido,rss.
    e tb se não me engano, Doug,o desenho passava na cultura.bons tempos...
    valeu!

    ResponderExcluir
  5. kasodpasodp
    nossa mew muito nostálgico pra quem nasceu nos anos 90 mesmo =D
    curti teu blog

    Faz um favorzão, por favor?
    Comenta meus dois primeiros posts *-*
    Não precisa ser nada muito elaborado haha
    só deixa uma opinião básica nos DOIS PRIMEIROS posts porrr favoooor <3

    Valewzão
    www.luliskd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A minha infância passou por mim agora. Muito bom o post, assistia demais o Glub Glub, era doido pelos desenhos da época. É triste ver o que a garotada tem assistido hj em dia. Seu blog é super legal, visual bacanérrimo!

    Passei para retribuir seu comentário super pertinente em meu blog, obrigado!

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Este foi um dos melhores post que já vi por aqui (o seu bom humor nos textos faz toda a diferença). Gostava muito desses desenhos, não perdia um (exceto o do gato, que até então eu desconhecia). Fora Rupert, O pequeno Urso, e tantos outros que assistia na TV Cultura. Bons tempos.

    - Outro desenho que eu adorava (mas não me lembro onde passava) chamava-se MAMEMO. Sim, era esse mesmo o nome HAHAHA se não me engano era francês, mas era uma graça!

    Nostalgia total!

    ResponderExcluir